sexta-feira, 6 de novembro de 2015

3- Trilho do Túrio (22-05-11)


Participantes: Mário Rocha, Joana Rocha, João Santos e Susana Costa
Desta vez, após pesquisas na Net para a nossa próxima caminhada descobrimos um grupo daqui do Porto que já fazia caminhadas há algum tempo de seu nome Solas Rotas. Então resolvemos experimentar!
Eram 7h da manhã rumamos a Vieira do Minho para fazer a nossa primeira caminhada na Natureza. Reunimo-nos com os SR(Solas Rotas) no centro de Vieira do Minho e depois rumamos até a entrada do trilho no meio da floresta.
Lá o responsável pelos SR deu indicações sobre o trilho e distribuiu uns folhetos sobre o mesmo.
Este trilho é circular com a distância de 10,5km. Inicia-se junto à casa do guarda do Turio. Durante o percurso é possível observar a Fonte Seca, Fonte do Palmeiro, Fonte do Confurco e Fonte da Pedra Escrita, e ainda dois parques de merenda.
1 Km depois foi hora de parar para descansar antes da subida que nos esperava um pouco e “recuperar” alguém que não estava a habituado a caminhar muito…, onde aproveitamos para tirar a foto de grupo.
Voltamos então ao nosso caminho onde nos deparamos com uma subida de 300 metros com 40% de inclinação. Subimos cada um ao seu ritmo e lá chegamos ao cimo.
Mais um pouco e entramos por uma floresta de cedros onde alguns conseguiram ter encontros imediatos com os touros que andavam a solta…era caso para dizer: muuuuuu!!!!
Deixamos os touro para trás e estava na hora de degustar o nosso manjar que carregamos às costas com tanto prazer!

Findo almoço estava na hora de continuar o nosso caminho e apreciar a linda paisagem e belos cursos de água no meio da vegetação.
Quem adorou mesmo a água, foi uma amiga de 4 patas que conhecemos, a Estela, que não podia ver um pouco de água que já se estava a atirar.

Chegamos então a parte final do trilho, e estava na hora de despedir dos novos amigos, e regressar a casa, mas não sem antes lavar os pés na água corrente que jorra das pedras, porque cá entre nós, estava bem quente!

Sem comentários:

Enviar um comentário